04 maio | 2018

Porque a cultura de vendas é tão importante em uma empresa?

Atualmente muitas empresas garantem o foco na experiência do cliente, experiência esta que começa no momento da venda e se estende por toda a jornada do cliente em contato o produto ou com a prestação de um serviço. Contudo, durante esse processo é muito comum que o que foi prometido pelo vendedor não se realize conforme expectativa do cliente no momento do fechamento da venda. Essa desconexão e até despreocupação em garantir o que foi efetivado na venda, é uma falha recorrente pela falta de cultura de vendas permeando todas as áreas da empresa.

Para implementação da cultura de vendas, precisamos olhar os níveis de maturidade da companhia e todo o seu processo de vendas. Identificar qual é o próximo passo que aquela companhia precisa e pode dar no processo de vendas, mapeando a importância de todas as áreas no ciclo da venda, sempre tentando mirar em um horizonte de curto prazo para implantação, tendo uma dose de audácia, mas sendo crível e sustentável no longo prazo.

Empresas que possuem cultura de vendas são aquelas que estão prontas para “ouvir” e dar devida importância para as mensagens trazidas pelo time de vendas no atendimento aos clientes: seja um problema, mudança ou a percepção de um cliente, tudo precisa ter a importância necessária e fazer com que todas áreas atuem conjuntamente com o objetivo de proporcionarem a sempre melhor experiência para o cliente dentro da empresa. É muito importante que financeiro, operações, RH, TI, jurídico, logística e distribuição entendam quão importantes são suas ações para que o processo de vendas se efetive. As Empresas com cultura de vendas sistêmica como parte da cultura organizacional apresentam certamente maior satisfação em suas entregas, tanto para o público interno como para o público externo e, com isso, melhores resultados, o que reflete diretamente na qualidade das vendas, receita e rentabilidade.

Nós chamamos de Máquina de Vendas, quando depois de um período de transformação, conscientização de todas as pessoas, o ritmo e os processos são revitalizados e devidamente incorporados à cultura vendas. Os resultados melhoram e a organização passa a pensar a partir das percepções dos seus clientes. Não é um líder direcionando apenas, mas toda a organização consciente da importância dos clientes para o negócio.

Como dito pelo CEO de uma multinacional, cliente da Fazzer Consultoria após consolidar a importância de lançarmos o conceito de cultura de vendas em sua empresa, “(…) As equipes precisam ter na cabeça duas importantes frases para seu dia a dia: se você não é de vendas, trabalhe para vendas. Se você é de vendas…venda, pois todos estão na empresa para te ajudar a vender mais”.

Estratégia Comercial, Gente para Vendas, Inteligência de Mercado e Execução. Estes são os pilares centrais de nossa oferta.

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Boas vendas!

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