A melhoria do processo comercial como ferramenta para crescer mais e melhor
CASE
Se você acha que as empresas só contratam consultorias de vendas no momento em que estão precisando crescer, você pode estar enganado. Elas também contratam para crescer mais e melhor!
Assim foi o case da Catarinense Pharma, empresa da cidade de Joinville, em Santa Catarina, que atua há mais de 70 anos na área farmacêutica e no desenvolvimento e comercialização de produtos que proporcionam bem estar e mais qualidade de vida aos brasileiros, tendo em seu portfólio produtos como Melagrião, Figatil, Sadol, Catuama, entre outros, além de ser líder de vendas de Ômega 3 no Brasil.
No início de 2019, a Fazzer Consultoria foi contratada pela Catarinense Pharma, com o objetivo de revisitar o processo comercial, a estratégia de mercado, a atuação e dimensionamento das equipes de vendas, de forma a suportar o crescimento do laboratório, minimizando o risco de um crescimento menos estruturado.
Por cinco meses de trabalho, o alinhamento entre as equipes da Fazzer e do cliente foi muito positivo e fundamental para o sucesso do projeto. Desde o presidente da empresa, passando pela diretoria e por todos os colaboradores que foram envolvidos no projeto, a integração foi muito grande e, com isso, a CULTURA DE VENDAS foi praticada de forma genuína e positiva, colhendo resultados importantes já ao longo do projeto.
Após um detalhado diagnóstico com constatações e oportunidades foram escolhidas algumas alavancas principais para atuação, sobretudo, naquelas com foco no processo de vendas e a atuação em mercados ainda não explorados. Hoje, depois do projeto, o time comercial recebe diariamente seus relatórios, mostrando suas tendências no mês, ritmo de vendas e ainda um comparativo com as melhores práticas da equipe de vendas. Além disso, implantou-se a rotina de reuniões com periodicidade diária, semanal e mensal acompanhando os resultados de vendas no detalhe. O projeto criou novas áreas de atuação em estados com base em inteligência de mercado, trabalho cujo retorno já se mostrou no primeiro mês após a contratação da equipe. No setor de marketing, foi impulsionado ações de marketing digital, sem deixar de potencializar ações em feiras, eventos e gestão de marcas e produtos. Tudo isso, mantendo o excelente clima organizacional que a Catarinense Pharma tem.
Conseguimos, juntos, ver o mês de recorde histórico de vendas da empresa e, mais do que isso, atestar até aqui mais um ano de crescimento relevante e expressivo com relação ao mercado farmacêutico do Brasil.
Adriano Bornschein Silva, presidente da empresa, na reunião de conclusão do projeto, foi enfático no suporte que a Fazzer Consultoria trouxe para a empresa, salientando, sobretudo, a postura da Fazzer em transferir conhecimento, de forma muito integrada com o negócio da Catarinense Pharma. Ainda neste evento, Rivael Hermel, diretor de marketing e vendas da empresa, ressaltou a implantação da CULTURA DE VENDAS com assertividade e responsabilidade como ponto muito positivo do projeto.
Pela Fazzer Consultoria os sócios da empresa participaram ativamente de todo o projeto, em conjunto com a equipe de consultores, valendo ressaltar a receptividade da Catarinense Pharma de nossas propostas. A empresa, de fato, comprou a ideia e o engajamento foi total no entendimento da importância da CULTURA DE VENDAS como impulsionador do crescimento da empresa.
Sucesso a todos e boas vendas!