Suportamos o crescimento da Wap em 32% através da consultoria em Estratégia de Vendas

CASE

A WAP foi fundada em 1957, na Alemanha, por Guido Oberdorfer, que transformou as lavadoras de alta pressão em máquinas leves, práticas e acessíveis. No Brasil a marca chegou há quase 45 anos e desde de 2006 foi impulsionada, aprimorando sua reputação na qualidade, pioneirismo e capacidade de inovar. Atualmente a WAP produz uma linha completa de lavadora de alta pressão, aspiradores, ferramentas elétricas e a bateria, limpador de pisos, vaporizador, climatizadores e ventiladores . A empresa é líder do seu segmento e está buscando um crescimento ainda maior no mercado.

Em 2017 durante uma palestra sobre resultado e crescimento de vendas ministrada pelo sócio da Fazzer Consultoria, Gustavo Coelho, o principal executivo da WAP Paulo Sanford atentou-se para as falas e experiências relatadas e já ao fim da palestra abordou o Gustavo para entender melhor sobre as formas de trabalho da Fazzer. No mesmo dia houve uma reunião, e alguns dias depois o fechamento da parceria para realizar um ciclo de atividades na WAP de 4 meses.

Nos primeiros 30 dias, foi realizado um profundo diagnóstico da empresa como organização de vendas, sua estratégia de go-to-market, seus clientes e potencial de vendas e da atuação da concorrência no mercado. O diagnóstico abordou temas como a estrutura da equipe, mix e categorização dos produtos e estratégia de atendimento de contas. Criou-se uma visão geral dos processos da WAP traçando um plano de ação rápida e eficiente para trazer resultados em vendas.

Durante o período de consultoria, a Fazzer, aplicando sua metodologia, cuidou da revisão de toda a estrutura comercial da WAP. Essa análise acarretou no redimensionamento da equipe de vendas, bem como na análise de oportunidades de mercado. Com a equipe revitalizada e orientada, montou-se uma rotina de vendas (com reuniões, acompanhamento em campo e dashboards para rápida visualização de resultados). Essa mudança foi tão significativa na visualização da equipe para os seus resultados reais, que atualmente toda a área comercial da empresa recebe no celular e no computador dados atualizados diariamente de receita e rentabilidade do negócio.

Outra ação foi a criação de áreas chaves para o negócio, ligados diretamente à área comercial: como o marketing digital e o planejamento comercial. Através da metodologia e pela experiência corporativa da Fazzer, foi possível também a contratação do novo gerente nacional de vendas da WAP. Esse processo seletivo foi feito dentro das premissas da consultoria, e do serviço de hunting da Fazzer, de forma que o processo é alinhado ao restante da consultoria, permitindo que a ambientação e os resultados desse gerente fossem mais rápidos e mais eficientes.

Após 4 meses de trabalho, a WAP tem implementada e estabelecida uma cultura de vendas que olha todo o ciclo do processo. Os resultados ano contra ano surpreendem positivamente no percentual de crescimento, que chega a 32%, um número muito significativo e que atualmente está acima da média do mercado nacional.