Implementando crescimento sustentável na JB Cimento

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp

Há mais de 20 anos no mercado, a JB CIMENTO tornou-se referência em Minas Gerais na revenda de cimentos. A empresa familiar cresceu com o grande reconhecimento na qualidade do atendimento aos seus clientes, e tornou-se em 2017 a primeira empresa Key Distributors (KD) da LafargeHolcim no Brasil.

A JB Cimento estabeleceu-se no mercado de distribuição de cimento com uma agilidade e comprometimento no atendimento ao cliente que gerou um diferencial competitivo no mercado de Belo Horizonte e região metropolitana. A excelência no atendimento está no DNA da JB. Contudo, quando da escolha da JB Cimento para ser um dos Key Distributors da LafargeHolcimno Brasil, a empresa percebeu este desafio como um momento ideal para aprimorar seu processo de venda. Nesse momento a Fazzer Consultoria de Vendas, foi escolhida como parceira nesse novo processo de mudança.

Nos levantamentos feitos durante o diagnóstico da empresa, notou-se uma necessidade em criar-se uma cultura de vendas, e para isto algumas das alavancas necessárias eram a consolidação de uma gestão comercial forte, organização das ofertas, planejamento e estratégia de médio e longo prazo. Foram identificadas oportunidades de mercado baseadas nas características da JB. Após a identificação traçam-se metas de desenvolvimento de processos capazes de consolidar a diferenciação no segmento e alavancar as vendas após a parceria com a LafargeHolcim.

O trabalho da consultoria fez um link entre todas as pessoas e áreas da empresa ligadas às vendas, suportando com informações, dados, relatórios, mas principalmente com uma visão da nova realidade. Este olhar do futuro permitiu viver o presente com melhores perspectivas. Nesse momento foi implantado o Programa Máquina de Vendas (PMAQ), com foco nos seguintes pontos:

  1. Através do diagnóstico foram traçadas mudanças para a reestruturação interna da equipe, ajudando na escolha de um Gerente Comercial para estabelecer uma liderança mais objetiva. Essa mudança estrutural tinha como objetivo o aprimoramento da equipe, para que este líder pudesse traçar metas reais, orientar o time comercial na busca de melhores resultados e acompanhar os indicadores para o fechamento de mês.
  2. Com indicadores bem definidos, disciplina e metodologia, buscou-se então o refinamento do monitoramento das rotinas de resultados dos vendedores. Foi implementado um painel de controle de resultados, com orientação para gestão do tempo e planejamento das visitas aos clientes. Além disso implementou-se reuniões da equipe de vendas, curtas e objetivas, para dar ritmo e visibilidade aos processos e a decisões importantes.
  3. Pelo formato do mercado, a JB sempre contou com uma equipe de vendas  externas. O controle dessa equipe foi modificado e a forma de trabalho também, priorizando a divisão dos clientes por critérios geográficos, e melhorando o acompanhamento das oportunidades de vendas de cada vendedor.

Após 4 meses de trabalho em parceria contínua, a JB pode sentir alguns resultados muito positivos dentro da sua estrutura de trabalho. Apesar dos desafios da queda no setor de cimento e na implementação de venda de um novo produto, o volume de vendas aumentou em 38%, tendo se estabelecido em um patamar muito saudável para a empresa e na consolidação das metas que haviam sido traçadas.

Destaca-se também o aumento de clientes ativos na base, com cerca de 30% no crescimento total. Na realidade interna da empresa, a JB fortaleceu sua cultura de vendas, aprimorando a gestão da equipe comercial e implementou um APP de Gestão de Equipe de Vendas que se tornou fundamental no acompanhamento das rotinas e das métricas estabelecidas.

Para o novo Gestor Comercial, Leonardo Reis, a consultoria foi muito positiva, trouxe uma grande mudança cultural na empresa e na postura de todos com relação à área de vendas. “Todos os profissionais da Fazzerenvolvidos nesse projeto eram excepcionais, com um super atendimento. Se eu tivesse 10 pessoas para indicar, indicaria para as 10 pessoas”, comenta.

Vamos continuar a conversa?

Entre em contato com um de nossos especialistas para falarmos sobre seu negócio.

Fechar Menu